sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BRASIL É ELOGIADO NO FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL. DE NOVO.

No blog-do-velho-mundo, que fica no site www.redebrasilatual.com.br, você pode ler o restante desta boa matéria de Flávio Aguiar. Transcrevo aqui uma parte, mas sugiro que visitem a íntegra e todo o blog - quando a mídia antiga deturpa e manipula os fatos, temos que caçar notícias e opiniões na blogosfera, e indicar uns aos outros.



Davos: o canto dos sereios

Davos: o canto dos sereios

(Foto: Jolanda Flubacher/Swiss-image.ch - Divulgação)

Leio, com algum espanto, na mídia brasileira, que os arautos do nosso pensamento conservador “descobriram” no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que o Brasil e a América Latina são olhados com “admiração” ou “positivamente” em tal espaço internacional.

Em termos: Hugo Chavez, Evo Morales e Rafael Correa continuam a ser olhados através das lentes da severa restrição. Cuba não existe. Sobre Honduras, paira um resignado silêncio obsequioso. Notadamente porque a Embaixada dos EUA reconheceu/confirmou, através das revelações Wikileaks, que a deposição de Manuel Zelaya foi mesmo um golpe de estado.

O Brasil sai bem na foto porque é impossível ignorá-lo. Mas eu acrescentaria que por trás, ao lado, junto com essa admiração há uma aura de perplexidade. Como pode o Brasil “estar dando certo”, se ele não vem seguindo em nada o “nosso” receituário preferencial?

Então é necessário “enquadrá-lo”, ainda mais que o candidato ideal para esses atores globais perdeu. Não esqueçamos que Financial Times e The Economist (de Wall Street e do Vaticano nem vou falar) apoiaram José Serra.

Como enquadrá-lo? Através do

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.