segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A DIREITA TERRORISTA NOS EUA

Tucson. Congressista atacada estava marcada em lista de Sarah Palin

por Joana Azevedo Viana, Publicado em 10 de Janeiro de 2011 | Actualizado há 18 horas
Seis mortos e 13 feridos é o balanço do tiroteio de sábado, em Tucson, Arizona. Já há um suspeito detido
As vigílias por Giffords juntaram já milhares de pessoas
As vigílias por Giffords juntaram já milhares de pessoas
Gabrielle Giffords, congressista democrata do Arizona que foi alvo de um ataque a tiro, fazia parte de uma lista de elementos do Partido Democrata criada por Sarah Palin. A lista da ex-governadora do Alaska referia-se a democratas que defendem a reforma do sistema de saúde de Barack Obama, mas está a ser vista como uma provocação e uma alegada lista de alvos a abater. A notícia foi avançada ontem, depois do tiroteio de sábado, quando, pouco depois das 10h (hora local), um homem - agora identificado como Jared Lee Loughner, de 22 anos - abriu fogo em frente a um supermercado em Tucson, Arizona, onde decorria um encontro de Giffords com eleitores. Acongressista democrata foi atingida na cabeça, seis pessoas morreram (entre elas, uma criança de nove anos) e outras 12 ficaram feridas.
Giffords foi operada de urgência e está ainda hospitalizada, em estado crítico, à medida que o debate sobre o clima político de insegurança toma lugar central na agenda mediática dos EUA. "Transformámo-nos na Meca do preconceito e da intolerância", disse ontem Clarence Dupnik, xerife responsável pela investigação do ataque e ele próprio alvo de ameaças. Numa conferência de imprensa, Dupnik avançou que também o juíz federal John Roll - também ele vítima de ameaças - foi abatido. O principal suspeito do ataque, Jared Lee Loughner, já foi detido pela polícia. "Mas não estamos convencidos de que tenha agido sozinho", disse Dupnik.
A congressista foi a primeira a ser atingida pela Glock semiautomática que Jared Lee Loughner usou. A democrata - que se destacou em 2006, quando propôs o aumento de segurança na fronteira com o México - já tinha sido alvo de ameaças: em Março de 2010, o seu escritório foi atacado horas antes da votação da reforma do sistema de saúde.
A lista Nas intercalares de Novembro, a republicana Sarah Palin criou uma lista de alvos democratas favoráveis à reforma da saúde. No site de campanha de Palin (sarahpac.com) foi publicado um gráfico com cruzes vermelhas num mapa, a marcar os locais onde vivem esses congressistas. E a polémica Palin vê-se agora a braços com acusações de provocação. "Nós nunca, nunca quisemos que [as cruzes] parecessem miras de armas", garantiu uma das suas assessoras.
Também ontem começou a procura por um alegado ajudante de Loughner, visto a fugir do local um minuto antes do ataque. O FBI investiga também a actividade de Jared nas redes sociais, como o MySpace e o YouTube. Uma hora antes do tiroteio, a conta de MySpace de Loughner registou uma entrada: "Adeus amigos. Por favor, não se zanguem comigo. A taxa de literacia está abaixo dos 5%."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.