quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

RECORDAÇÃO DE JOHN HERBERT

Nos anos 80, fui ao Hotel Gávea de Taubaté para entrevistar John Herbert, que iria apresentar-se naquela noite no então Teatro São João (antigo e saudoso Cine Urupês). Não me recordo agora qual era a peça, mas sei que era uma comédia.
Uma hora antes do espetáculo, ele pediu-me que o guiasse até o teatro, e lá fui eu, no seu carro, na curta viagem até o meu antigo cinema de infância. Estacionamos na rua lateral, e entramos pela porta de acesso dos artistas. Lembro-me que ele usava uma calça larga e folgada, listrada, que mais parecia um pijama. O público que entrava na platéia o reconheceu, e eu fui visto como parte do grupo (os demais atores vieram em outros automóveis).
Depois do espetáculo, fomos todos jantar, creio que na Toscana, que então funcionava na Rua Visconde do Rio Branco, e onde eu costumava levar artistas e políticos que visitavam a cidade, sempre que eu funcionava como uma espécie de guia.
Enfim, foi um breve contato com o ator falecido esta semana, aos 81 anos, com mais de 50 novelas no currículo, além de dezenas de filmes e montagens teatrais. Eu já havia encontrado John Herbert em São Paulo, e o veria novamente, inclusive em convenções do PMDB, com sua então mulher Eva Wilma, apoiadora do partido - ela continuou frequentando as convenções partidárias depois que se casal com Carlos Zara, outro saudoso ator que conheci de vários encontros e entrevistas.
Mas minhas lembranças mais antigas de John Herbert são de minha infância, quando, na minha casa ou na casa de meu padrinho de batismo, pedro Siervi, a família toda assitia "Alô Doçura", um seriado de muito sucesso na TV Tupi (em preto e branco, claro...) onde fazia par com Eva Wilma, ambos jovens e muito bonitos.
Eles se casaram em 1955. Separados, ele tornou a casar-se com a fisioterapeuta e também atriz Cláudia Librach.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.