quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

VIAGEM À HOLANDA DO NORTE

À esquerda, loja de queijos em Alkmaar, famosa pelo mercado deste produto. Abaixo, o dique que acompanha o Mar do Norte, protegendo as áreas produzidas. E abaixo alguns torpedos no Museu Marítimo de Den Helder.






























Aqui vemos a A divisão administrativa dos Países Baixos (Nederland), que costumamos chamar de Holanda. Este termo não é correto, já que Holanda é o nome de duas das doze privíncias que compõem o país: existe a Holanda do Norte, e a Holanda do Sul.
Delft, a cidade onde me hospedo por aqui, fica na Holanda do Sul. Nos últimos dias visitei duas vezes a Holanda do Norte. Estivemos em Haarlem (capital da Holanda do Norte, província onde está também Amsterdã, capital do país todo) para jantar com um casal amigo, e no domingo voltamos à região e, durante três dias, percorremos as cidades de Den Helder (extremo norte da província), Hoorn, e Alkmaar.
As estradas que percorremos cortam imensas e inúmeras fazendas de produção de flores. Nesta época, logicamente, não há flores, mas pode-se ver os imensos canteiros de terra preparada para o cultivo nos meses mais quentes, especialmente abril e maio. Pretendo voltar à região naquela época, pois isso tudo certamente se transforma num maravilhoso jardim, como já vi em outras partes da Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.