quinta-feira, 11 de agosto de 2011

JORNALISTAS CENSURADOS PELA REDE GLOBO!



Em seus "Princípios Editoriais", divulgados depois que a blogosfera espalhou a ordem interna da Globo para malhar o ministro da Defesa Celso Amorim e atritá-lo com os militares, a organização estebelece limites para seus funcionários que desejem manter Blogs. Ou seja: nem fora do expediente os jornalistas da Globo têm liberdade de expressão, como cidadãos.
Aliás, esses "Princípios" que defendem isenção e compromisso com a verdade foram violentados poucas horas depois pela própria Globo. A matéria montada sobre suposta insegurança no tráfego aéreo brasileiro (bastou o Nelson Jobim ser demitido por Dilma para voltar o velho "caos aéreo...) foi cabalmente desmentida pelo Comando da Aeronáutica. O controle de vôo no Brasil é considerado o quinto melhor do mundo!
Mas a concessionária dos Marinho é assim mesmo: mente, inventa e deturpa, fazendo de tudo para derrubar qualquer Governo trabalhista e voltado para o social. A famiglia morre de saudades da ditadura...


(Princípios editoriais das Organizações Globo – Globo, 08) "A participação de jornalistas das Organizações Globo em plataformas da internet com blogs pessoais, redes sociais e sites colaborativos deve levar em conta três pressupostos: notícias por eles apuradas devem ser divulgadas exclusivamente pelos veículos para os quais trabalham ou por estes autorizados;  procedimentos internos, projetos, ideias, planos para o futuro ou quaisquer outras informações relativas ao dia a dia das redações não devem ser divulgados, sob pena de tornar vulnerável o veículo em que trabalham em relação a seus concorrentes;   os jornalistas são em grande medida responsáveis pela imagem dos veículos para o qual trabalham e devem levar isso em conta em suas atividades públicas, evitando tudo aquilo que possa comprometer a percepção de que exercem a profissão com isenção e correção. Com base nestas premissas, cada veículo deve ter políticas próprias para presença de seus profissionais na internet, e que todos os jornalistas se obrigam a cumprir."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.