sábado, 15 de outubro de 2011

O NEOLIBERALISMO MORREU HOJE!

A agonia já vinha de longe, de antes mesmo de 2008, quando as bolhas imobiliária e bancária estouraram nos EUA e na Europa. Um sistema que dominou o mundo por mais de três décadas, não poderia sucumbir por "morte súbita": ele esperneia, resiste, mistifica, tenta adiar o fim e congelar a História.
Mas nada adiantou: as manifestações de massa de hoje, 15 de outubro de 2011, em mais de oitenta países de todos os continentes, foram o enterro da doutrina e da prática que se convencionou chamar de Neoliberalismo. Aqui e ali o sistema ainda pode ter algum fôlego desesperado, mas o fato é que o Neoliberalismo perdeu qualquer legitimidade ideológica. Seus defensores ficaram no passado, enquanto a caravana do Futuro passou acelerada e inexorável.
Orgulho-me de ter sido um dos 10 mil fundadores do Fórum Social Mundial em Porto Alegre, em 2001, e de ter participado de outras quatro realizações do evento, inclusive a de 2010. Aquela iniciativa, nascida no Brasil, reproduziu-se em milhares e milhares de locais do mundo, sem uma coordenação geral e hierárquica - o objetivo era abrir espaço para a livre manifestação e para o intercâmbio entre todos os que acreditam que "Um novo mundo é possível!". Dali nasceram as grandes manifestações de rua que perturbaram o sossego dos "donos" do mundo, em Davos, em Gênova, nos encontros do FMI, do G-7, do G-20, de todas as cúpulas de ricos pelo mundo a fora.
Agora, finalmente, o protesto atingiu o coração simbólico do capitalismo, com a ocupação de Wall Street, que já dura quase um mês. O susto da direita foi tão grande que, no Brasil, seus porta-vozes mais falastrões calaram suas bocas. Reinaldo Azevedo, o covarde Rei do Esgoto, que usa um blog da revista fascista Veja para pregar a opressão, a injustiça social, e para combater tudo que seja social ou em favor do povo e do Brasil, enfiou o rabo entre as pernas. Levou quase um mês fugindo do assunto, e agora publicou umas quinze pífias linhas para dizer que...os protestos são provocados pelo Obama! Esse Reinaldo vendeu a alma, perdeu o senso de ridículo, e realmente acha que seus infelizes leitores são todos idiotas (nem todos o são, só uns 90%, e ele se incumbe de censurar os demais).
A verdade é que a nossa direita-burra (e sem votos) torce para que a crise do Neoliberalismo leve o Brasil à falência, ao caos. Seria a única maneira de seus candidatos (eles ainda acham que Serra é um nome viável!) cheguem ao poder. Na verdade, preferem um golpe do tipo hondurenho, mas como não encontram um militar louco o bastante para tentar uma quartelada, fingem que respeitam o jogo eleitoral.
Vendo as massas hoje reunidas em ruas e praças de todos os continentes, gritando diretamente contra o 1% dos "donos" de todas as riquezas do planeta, naturais e manufaturadas, além dos papéis-quase-moedas, tenho que gargalhar na cara de um covarde como Reinaldo Azevedo. Todo o seu esforço para liderar e insuflar um golpe contra nosso Governo constitucional, contra a Justiça Social que apenas começa a existir no Brasil, contra a inteligência, foram para o lugar devido: o lixo, o esgoto. Reinaldo e suas "idéias" fedem!
Viva o futuro, viva a Humanidade livre e progressista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.