terça-feira, 15 de novembro de 2011

ESCRITOR IMPEDIDO DE VIAJAR AO BRASIL

O lançamento do romance A MALDIÇÃO DE ONDINA, marcado para 16 de novembro de 2011, na Livraria Martins Fontes (Av. Pulsita, 509 - São Paulista, 509 - São Paulo), foi CANCELADO, pelos motivos a seguir relatados.
O escritor português António Cabrita, autor do romance, que mora em Moçambique há seis anos e viria ao Congresso de Escritores Brasileiros que se realiza de 12 a 15 de novembro de 2011 em Ribeirão Preto (SP), e que também lançaria em São Paulo o romance “A Maldição de Ondina”, foi impedido, no dia 9 de novembro, de  sair de Moçambique. 
A proibição de saída foi comunicada a António Cabrita quando o escritor já se preparava para ir ao aeroporto de Maputo, capital de Moçambique. Este ato, realizado pela autoridade do Departamento de Imigração de Moçambique, fere o direito de ir e vir do cidadão António Cabrita e procura amordaçar o escritor que tem se manifestado de forma crítica a respeito das quest ões que interessam à humanidade entregue aos ditames de elites nacionais oportunistas, corruptas e truculentas.

António Cabrita é um cidadão português que entrou legalmente em Moçambique, onde exerce a função de professor na Escola Portuguesa de Moçambique, nada devendo ao Estado moçambicano. De fato, 
António Cabrita, sem acusação nem processo, foi impedido de informar pessoalmente aos leitores brasileiros os problemas que afligem a sociedade moçambicana.
Aliás que este episódio já bem ilustra o que padecem os personagens principais do romance A MALDIÇÃO DE ONDINA, ambientado em Moçambique, ao qual felizmente o leitor brasileiro pode ter acesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.