sábado, 25 de agosto de 2012

VELHA MÍDIA ESTÁ FRUSTRADA COM O JULGAMENTO


Tudo estava preparado para que o julgamento do chamado "mensalão" fosse a sumária execução de todos os réus por um pelotão de fuzilamento togado. Foram sete anos de campanha diária das revistas, TVs, rádios e jornais do PIG - Partido da Imprensa Golpista, montando o cenário para o justiçamento final.
O principal alvo era José Dirceu, por sua proximidade pessoal e política com Lula. Caso aniquilado, sua condenação refletiria de alguma maneira na figura do maior ícone do PT e do trabalhismo brasileiro, alguém que ainda hoje teria mais de 70% dos votos numa eleição presidencial - assim dizem as pesquisas.
Mas para condenar Dirceu seria preciso confirmar-se a existência de um "mensalão", de uma organização criminosa, uma quadrilha da qual o ex-chefe da Casa Civil seria o capo. Neste sentido foi preparada a denúncia do procurador-geral Roberto Gurgel, aquele que abafou os crimes de Carlinhos Cachoeira por três anos. Ele inventou uma verdadeira organização, com diversos escalões e núcleos, como uma pirâmide cujo topo seria a cabeça de José Dirceu - mesmo tendo que reconhecer que não tinha provas, já que "nesse tipo de crime as pessoas não deixam provas"...
Ora, mas para que provas, se a revista veja as forneceu ao longo dos anos, em matérias assinadas por Policarpo Júnior e preparadas com o auxílio inestimável de Carlinhos Cachoeira e outros "editores" da revista? Este seria um julgamento com resultado anunciado: cadeia e cassação de direitos políticos para todos, sendo a pena máxima reservada a Dirceu.
DESASTRE
Mas tudo está dando errado para os arquitetos do golpe. Bastou os advogados de defesa começarem a expor suas teses para a dúvida instalar-se nas mentes dos brasileiros mais atentos: ué, mas existe um "outro lado" nesta matéria? Será que existem inocentes entre os chamados (durante sete anos!)  "mensaleiros"? Será possível que um João Paulo Cunha tenha pago 50 mil reais para João Paulo Cunha votar projetos de João Paulo Cunha e do governo ao qual pertencia, porque era do seu partido e de seus melhores companheiros? Genoíno cobraria 50 mil reais para votar em projetos do governo cujo partido fundou e presidiu?
Fernando Henrique Cardoso comprou votos de deputados para aprovarem sua reeleição, mas os procurou entre adversários. Será lógico que companheiros e parceiros de luta e ideais precisem corromper-se entre si para votarem aquilo que sempre defenderam? O senso comum indica que não existiu pagamento mensal para parlamentares do PT votarem nos projetos do PT.
Houve, conforme está sendo demonstrado, o uso de um esquema ilegal de arrecadação e destinação de dinheiro para custear campanhas eleitorais. Esquema, note-se, criado por Marcos Valério em 1998, para financiar a campanha do PSDB, nas pessoas de seu então presidente nacional Eduardo Azeredo, de Aécio Neves e de FHC. O processo correspondente está no Supremo Tribunal Federal desde 1998, mas ainda não tem data para ser julgado. Nem a mídia cobra urgência neste caso, sete anos mais antigo do que o processo contra petistas e aliados.
Os mesmos colunistas do PIG que elogiavam os ministros do Supremo porque iriam todos (como adivinharam?) votar pela condenação de todos os réus, agora xingam juízes que ousam discordar do veredito proclamado em milhares de páginas e milhares de minutos de TV e rádio. Merval Pereira, Reinaldo Azevedo (mais conhecido como Rei do Esgoto, o canalha), Ricardo Noblat e outros serviçais da extrema-direita (burra e sem votos) pedem a cabeça de Ricardo Lawandowski, até há pouco considerado "impecável". Logo veremos capas da veja denunciando que Lewandowski matou passarinhos quando criança...
Para uma coisa o julgamento está servindo: os brasileiros agora sabem que a velha mídia mente, inventa, calunia, e tenta pautar a Política brasileira. Esconde os roubos e crimes da direita, como protegeu Demóstenes Torres e hoje protege o jornalista da veja Policarpo Júnior, empregado de Carlinhos Cachoeira. Tenta mandar nos brasileiros mediante a mentira e a manipulação. Nunca mais, depois deste caso, o povo acreditará cegamente no que lhe diz esta mídia golpista e criminosa. O Brasil será melhor depois desta farsa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.