quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

JORNALISTAS PERSEGUIDOS TÊM COMISSÃO DA VERDADE


Comissão da Verdade dos Jornalistas será instalada neste mês

A Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros será instalada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) no próximo dia 18, em Porto Alegre. Além de resgatar a história dos profissionais que foram vítimas da ditadura militar, o objetivo do grupo é editar uma publicação que deve ser entregue à Comissão da Verdade do governo federal até agosto.
O jornalista Sérgio Murillo de Andrade (SC) vai coordenar os trabalhos da equipe composta por  Audálio Dantas (SP), Nilmário Miranda (MG), Rose Nogueira (SP), Carlos Alberto Caó (RJ). A decisão foi aprovada no 35º Congresso Nacional dos Jornalistas, em novembro passado.
Junto com a Federação dos Jornalistas da América Latina e do Caribe (Fepalc), a Fenaj está organizando o Seminário Internacional Direitos Humanos e Jornalismo, que será realizado nos dias 18 e 19 de janeiro na capital gaúcha.  A comissão será instalada durante o evento.
"O propósito é registrar não apenas os casos de jornalistas mortos e desaparecidos, mas também de todos os que foram comprovadamente perseguidos, ameaçados, cassados, indiciados em processos, condenados, exilados, presos e torturados", explica o diretor de Relações Institucionais da Fenaj, Sérgio Murillo de Andrade, ao site Agência da Boa Notícia.
De acordo com o site, o trabalho será realizado com base em documentos oficiais do período da ditadura militar, que estão sob a guarda do Arquivo Nacional, além de entrevistas com vítimas e consulta às publicações da época. 

sergio-murillo-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.