quinta-feira, 29 de agosto de 2013

VOCÊ NÃO VIU NA GLOBO: GUERRA NA DISNEYLÂNDIA!







Em dezembro de 2012 a TV Al-Jazeera produziu reportagem que jamais vimos ou veremos na TV brasileira. Mostra os violentos confrontos entre polícia e manifestantes na cidade de Anaheim, onde fica a Disneylândia, o segundo mais popular parque de diversões do mundo.
Na cidade turística, dois jovens  foram mortos a bala pela polícia, sem que estivessem portando armas. Ambos eram de origem hispânica; em seis meses, sete hispânicos foram assassinados de maneira semelhante. Um deles, Manuel Díaz, de 25 anos, ficou caído num gramado, com uma bala na cabeça, enquanto a polícia, ao invés de socorrê-lo atirava com balas de borracha na multidão que cercou o local, enfurecida. Dezenas de pessoas ficaram feridas, e os protestos de rua duraram vários dias, com novos confrontos.
Os crimes da polícia revoltaram a população da cidade, que promoveram grandes manifestações pedindo um fim à repressão racista e a punição dos soldados-assassinos. As imagens do vídeo são impressionantes e uma das testemunhas compara as cenas com as de guerra que costumamos ver no Oriente Médio e em países conflagrados.
Nada disso chegou ao conhecimento dos brasileiros e telespectadores de outros países. A Al-Jazeera, que faz uma cobertura impecável de temas internacionais, só foi autorizada a operar nos EUA há poucas semanas, depois de milhares de pedidos de pessoas interessadas. Mas a empresa que ela usava como canal a cabo a tirou do ar em menos de 48 horas. Liberdade de informação, um dos fundamentos da "democracia" norte-americana, só para a Fox e canais comerciais de péssima qualidade.
O vídeo está no link abaixo, tem 24 minutos, e está em inglês. Mas as imagens bastam para conhecermos um pouco mais sobre as liberdades civis no império decadente:



Anaheim: A tale of two cities - Fault Lines - Al Jazeera English
(Antonio Barbosa Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.