quinta-feira, 29 de agosto de 2013

JUVENTUDE ESPANHOLA TEM GRUPOS FASCISTAS





O jornal espanhol El País (que é conservador, mas faz dez vezes melhor jornalismo do que todos os grandes jornais brasileiros somados) publica fotos de membros do grupo Nuevas Generaciones, integrantes do Partido Popular que governa a Espanha, fazendo a saudação fascista. O PP, do ex-primeiro ministro Aznar (grande amigo de Fernando Henrique Cardoso...) tem sido muito tolerante com essas condutas, que se repetem com muita frequência.
Numa das fotos aparece o secretário de Esportes da executiva do PP em Valencia, Jorge Roca; em outra, a conselheira de Juventude do partido no município de Canals, Carmen Melissa Ferre, em frente a uma bandeira franquista. A União de Promotores Progressistas pretende denunciar o fato à Justiça, embora alguns dirigentes do PP aleguem que as fotos não são recentes e algumas foram feitas "por brincadeira". Valencia foi uma das cidades que mais resistiu a retirar imagens e símbolos da ditadura de Francisco Franco.
A "Nueva Generaciones" reúne sete mil jovens filiados ao PP. É um péssimo exemplo que os jovens brasileiros devem evitar, nesta hora em que grupelhos neofascistas tentam conquistar adesões em meio aos jovens idealistas que protestam por justos avanços políticos e sociais. 


O franquismo dominou a Espanha entre 1939 e 1976, e tomou o poder depois de três anos de guerra civil na qual morreram mais ou menos um milhão de pessoas. Uma definição simples, que aparece no Wikipedia:
Ideologicamente, o franquismo é baseado no fascismo, adaptado para a Espanha pelo movimento falangista. As bases do regime franquista foram definidas pela unidade nacional espanhola (nacionalismo de estado), pelo catolicismo e pelo anti-comunismo. Apesar de o regime ter-se autodefinido como democracia orgânica com fins propagandísticos, não pode ser considerado de forma alguma como democrático, em comparação às democracias parlamentaristas contemporâneas. É mais adequado defini-lo como ditadura ou regime totalitário.
(Texto e tradução, Antonio Barbosa Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.