sábado, 28 de setembro de 2013

MORALES TENTARÁ TERCEIRO MANDATO. IGUAL A ANGELA MERKEL...

Eleição presidencial da Bolívia será em outubro de 2014


As eleições presidenciais da Bolívia serão realizadas em outubro de 2014, com um segundo turno ainda sem data para acontecer, em um processo no qual Evo Morales tentará seu terceiro mandato, informou Tribunal o Supremo Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira. "Com base na análise feita por minha autoridade, prevejo que as eleições possam ser em outubro de 2014, e podemos fazer a convocação entre abril e maio desse ano", afirmou Dina Chuquimia, funcionária do TSE.
Em entrevista coletiva, Chuquimia disse que a posse do novo presidente será em janeiro de 2015, para um período de cinco anos. O intervalo entre outubro de 2014 e janeiro de 2015 fica reservado para um eventual segundo turno.
Evo Morales ganhou as eleições em dezembro de 2005, com 54% dos votos, e foi reeleito no mesmo mês de 2009, com 64%. Em ambos os pleitos, Morales venceu no primeiro turno, ao obter mais de 50% dos votos. Pesquisas de diferentes institutos privados mostram uma grande oscilação no apoio da população à terceira candidatura de Morales, variando de 40% a 54%.
Entre os pré-candidatos da oposição, estão o empresário Samuel Doria Medina, o ex-prefeito de La Paz Juan del Granado (centro-esquerda) e o governador da rica região de Santa Cruz, Rubén Costas. Doria Medina já sugeriu, algumas vezes, que a oposição apresente um único candidato, alegando que será a única maneira de derrotar Morales nas urnas, ou, no mínimo, tirar a maioria absoluta do governo no Congresso.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.