segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A FALSA MANCHETE DO JORNAL PALACIANO SOBRE IRANI LIMA

Há jornais que têm por lema "ao Poder, tudo; nada contra o Poder". É o caso da "Voz do Vale", um dos mais antigos jornais diários editados em Taubaté, fundado pelo meu saudoso amigo Waldemar Duarte. Antigo trabalhador gráfico, Waldemar enfrentou muitas dificuldades para construir seu jornal que, a certa altura, tornou-se uma rede de jornais publicados em várias cidades. Foi um exemplo de lhaneza de trato, boa convivência com os mais jovens, e honestidade pessoal. Se falhou alguma vez com seus funcionários, foi porque a situação financeira estava realmente dramática, mas sempre respeitou seus ex-colegas gráficos e os jornalistas. 

Infelizmente, em vários momentos, ele teve que posicionar seu jornal na defesa do prefeito da ocasião, já que a "Voz" tinha como principal fonte de receita a publicação dos Atos Oficiais da Prefeitura. Isso quase sempre foi uma decisão política do prefeito, que pode favorecer ou prejudicar um jornal conforme sua linha editorial. A maioria se acomoda nesta situação de dependência, e muda sua linha política conforme os ventos soprem da Av. Tiradentes. Uma exceção honrosa é o Diário de Taubaté, que já fez oposição editorial sendo ou não o vencedor da concorrência pública que escolhe o "diário oficial do município". Outra foi O Taubateano, do também saudoso amigo Alaor Fernandes Lima, que chegou a ser fechado pelo ex-prefeito Waldomiro Carvalho, mas não se rendeu.
O erro cometido agora pela "Voz do Vale" foi querer ser mais realista que o rei. Puxar o saco demais dá nisso. Os processos dos Ortizes contra o honrado jornalista Irani Gomes de Lima estão em andamento, e nada indica que ele venha a ser condenado. Há sentenças anteriores de juízes de Taubaté, do Estado e até do Supremo Tribunal Federal, que amparam taxativamente o direito à crítica, ao exercício do Jornalismo, e à Liberdade de Expressão. Pessoalmente, aposto que Irani será absolvido em todos os processos, até porque sempre baseou-se em fatos e documentos que publica em primeira-mão. É um jornalista criterioso, que checa as informações antes de publicá-las. Por isso mesmo, até hoje seu Blog não cometeu nenhum erro, e  conquista uma imensa massa de leitores. Credibilidade é o maior patrimônio de um Jornalista de verdade, e isso o Irani tem de sobra.
Como diz o meu amigo Irani, quem tem que estar preocupado com a Justiça são os Ortizes, pai e filho, envolvidos em tantos processos, e com seus bens bloqueados até hoje. Bernardo Ortiz foi demitido da presidência da Fundação para o Desenvolvimento da Educação - FDE _ porque até o seu amigo governador Geraldo Alckmin percebeu que as denúncias têm foros de verdade.
O tempo tem dado razão ao jornalista Irani Gomes de Lima. O tempo provará a culpa do sr. Bernardo e do seu filho, o prefeito-cassado de Taubaté, Juninho Ortiz. 
Quero ver a manchete da "Voz" e de outros jornais palacianos quando a cidade ficar livre dessa impostura...

"VOZ DO VALE" PRODUZ MANCHETE
PARA ENGANAR SEUS LEITORES

Antes de escreve sobre a manchete de hoje (25/10) do jornal A Voz do Vale peço licença aos leitores para fazer uma pequena pausa. Preciso gargalhar: kkkkkkkk...

 
Em julho do ano passado, Ortiz Junior apresentou queixa-crime contra mim por matérias que havia publicado no blog sobre possíveis fraudes ocorridas no intestino da FDE, na época presidida por seu, José Bernardo Ortiz.

Em fevereiro deste ano, na qualidade de réu, fui intimado pelo juiz da 3ª Vara Criminal para uma audiência de conciliação. No dia 6 de fevereiro, na primeira audiência, disse em juízo que não me retrataria sobre as publicações feitas no blog à respeito das denúncias

O processo 625.01.2012.015780-0/000000-000, que Ortiz Junior copiou e colou de seu pai, o ex-prefeito Bernardo Ortiz, que me processa pelo mesmo motivo, tramitou normalmente até o dia 21 de agosto, quando deveria se realizar a última audiência para posterior julgamento pelo magistrado.

A audiência do dia 21 de agosto não se realizou porque Ortiz Junior deu uma entrevista coletiva à imprensa pela manhã para explicar o que faria diante da cassação de seu mandato em sentença prolatada pela Justiça Eleitoral de Taubaté. O tucano alegou estar sob cuidados para justificar a ausência.

Redesignada pela Justiça para o dia de ontem (25/10), a audiência foi realizada. Respondi a todas as questões formuladas pelo advogado da acusação e pelo juiz da 3ª Vara Criminal. Não me retratei.

Ortiz Junior e seu pai me processam por calúnia e difamação, crimes tipificados pelo Código Penal, e pedem minha condenação, nada mais que isso. A sentença sobre a querela só sairá após a apresentação dos memoriais da acusação e da defesa.

Jornalisticamente entendo a manchete espalhafatosa d’A Voz do Vale, mas não posso deixar de dizer que ela pode ter sido produzida pelo próprio prefeito embusteiro, que chegou ao fórum em companhia de Bruna Abifadel, sua assessora e mulher de Márcio Duarte, dono do jornal fundado e dirigido a duras penas por Waldemar Duarte.

Pretendia aguardar a sentença judicial antes de me pronunciar pelo blog a respeito da ação penal dos queixosos Ortiz Junior e Bernardo Ortiz.

Adianto aos leitores que vi Bernardo Ortiz ”bufar” na audiência anterior. Expliquei ao juiz item por item das minhas afirmações. Na audiência desta quinta-feira (24/10), com Ortiz Junior, mantive a mesma postura.

A diferença foi que desta vez o promotor público não fez perguntas e o advogado do histriônico prefeito taubateano fez várias indagações, todas respondidas por mim.

Fiz questão de dizer que Ortiz Junior e Bernardo Ortiz são réus na 14ª Vara da Fazenda Pública da Capital e estão com os bens bloqueados pela Justiça. Disse que o atual prefeito de Taubaté foi cassado pela Justiça Eleitoral e aguarda julgamento de seu recurso no TRE.

Posso ser condenado? Sim

Serei condenado? Não.

Tudo o que escrevi sobre a FDE o ano passado se confirmou porque eram denúncias graves.. Quem deve temer a Justiça é Ortiz Junior. Por trás da máscara histriônica do prefeito cassado de Taubaté existe um homem frio e calculista, que não admite ser contrariado. Ainda bem, para Ortiz Junior, que há jornais satisfeitos com as migalhas que recolhem do chão após o banquete dos poderosos.

Aqui, meu depoimento à Justiça:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.