quinta-feira, 17 de outubro de 2013

REITOR DA UNITAU REPETE FAVORECIMENTO A PARENTES DE AUTORIDADES

Confesso que sempre tive boa impressão do dr. José Rui, a quem não conheço pessoalmente. Porém, desde aquele episódio na Faculdade de Medicina, envolvendo a filha de uma autoridade local, e agora com mais esta nomeação esdrúxula, acho que ele mostra ser um politiqueiro comum, dos que troca favores para ganhar um novo mandato na Reitoria. Lamentável ver o líder de uma instituição superior, que deveria ser exemplar, entrar num joguinho político mesquinho, sujo e corrupto. Ele sabe que agiu errado nos dois casos escabrosos. Passará à História como mais um agente do grupelho (ainda) ocupando o poder municipal. 

A notícia é do jornal O VALE:

Reitor da Unitau nomeia irmã de Ortiz para EPTS

Patrícia Ortiz. Foto: Rogério Marques
Patrícia Ortiz. Foto: Rogério Marques
José Rui de Camargo afirmou que a escolha seguiu critérios técnicos e descartou irregularidades
JULIO CODAZZI
TAUBATÉ

A irmã do prefeito Ortiz Junior (PSDB) foi nomeada diretora executiva da EPTS (Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços), empresa de economia mista vinculada à Unitau (Universidade de Taubaté).
A portaria, assinada em 7 de outubro pelo reitor da universidade, José Rui Camargo, só foi publicada no diário oficial ontem.
Professora da Unitau desde 2001 e doutora em ciências ambientais, a engenheira agrônoma Patrícia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro passa a chefiar a empresa responsável, entre outras coisas, pela gestão administrativa e financeira da pós-graduação da universidade.
Além disso, a EPTS também organiza e aplica concursos públicos para prefeituras da região.
Em junho, por exemplo, a empresa organizou e aplicou o concurso para a contratação de 85 monitores para a prefeitura de Taubaté, por meio de convênio com a Unitau -- os servidores foram admitidos pela Fust (Fundação Universitária de Taubaté) e cedidos ao governo.
De acordo com a Unitau, o salário que Patrícia vai receber ainda não foi definido, pois depende da quantidade de horas que ela irá trabalhar na EPTS e das aulas que ela continuar lecionando.
A nomeação da irmã do prefeito foi criticada ontem por especialistas em direito administrativo e pela oposição (veja texto nessa página).

Meta. Patrícia Ortiz é responsável, desde 2011, pela coordenação geral do ensino à distância da Unitau.
Segundo o reitor, ela foi escolhida para o novo cargo para promover a integração do ensino à distância pela EPTS.
“Em setembro, rompi o contrato com o instituto que fazia esse trabalho. Para dar rapidez a essa incorporação, nada melhor do que escolher quem já tem experiência nessa área. A Patrícia foi nomeada por questões técnicas, é a pessoa mais indicada. Não vejo problemas legais ou morais nisso”, disse.
“O reitor não foi nomeado pelo meu irmão, não vejo irregularidade alguma na minha nomeação. Sou professora de carreira, trabalho há anos na Unitau”, afirmou Patrícia.
Na eleição de 2012, a irmã de Junior ajudou a elaborar o plano de governo do tucano.
Já em 2013, tem atuado nos bastidores da secretaria de Turismo e Cultura.
O prefeito disse ontem, por meio de nota, que por ter “conhecimento técnico”, Patrícia atuou de “forma voluntária” no seu governo. O tucano não comentou possíveis irregularidades na nomeação da irmã.

Medida pode gerar dúvidas
TAUBATÉ

Especialista em Direito Administrativo pela USP (Universidade de São Paulo), Odete Medauar disse que não considera a nomeação de Patrícia ilegal, mas ressaltou que a medida pode gerar dúvidas.
“O fato do reitor da autarquia municipal nomear para o cargo a irmã do prefeito pode esbarrar em uma questão ética. Isso pode gerar uma ideia de troca de favores, sempre há uma espécie de desconfiança”.
Para Odete, a nomeação deveria ter sido evitada.
“Será que não há nenhuma outra pessoa com capacidade para assumir essa função? Teria que ser a irmã do prefeito? É esquisito, estranho. Gera suspeita de subordinação.”

Oposição. O vereador Salvador Soares (PT) também criticou a nomeação de Patrícia.
“A madrasta \[a secretária de Finanças, Odila Sanches\] e o pai do prefeito \[o ex-prefeito José Bernardo Ortiz\] já atuam no governo. Agora é a irmã do prefeito que ganha um cargo? É lamentável que toda a administração pública esteja a serviço da família Ortiz”, disse.
ENTENDA O CASO
EPTS
Criada em 1977, a empresa de economia mista é vinculada à Unitau. Hoje, gerencia a pós-graduação da universidade e organiza concursos públicos

NOMEAÇÃO
Patrícia Ortiz, irmã do prefeito Ortiz Junior, foi nomeada pelo reitor José Rui Camargo a nova diretora executiva da EPTS

EXONERAÇÃO
Patrícia assume o cargo que era ocupado por Marcelo Pimentel, que atuou como marqueteiro de Junior na eleição de 2012. Ele pediu demissão

CURRÍCULO

Professora da Unitau desde 2001 e doutora em ciências ambientais, Patrícia é engenheira agrônoma e coordena desde 2011 a educação à distância da universidade. Também atuou como “voluntária” da Secretaria de Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.