sábado, 7 de dezembro de 2013

ESPECIAL- RELATÓRIO DA CORRUPÇÃO MUNDIAL - BRASIL NA POSIÇÃO 72

Acabo de receber o relatório sobre Percepção da Corrupção Mundial 213, elaborado pela ONG Transparência Internacional. Foram feitas consultas em 177 países e territórios em todos os continentes, e o Brasil está numa posição intermediária, em 72o lugar na lista dos países com maior corrupção "no setor público", o que inclui os três níveis da administração - nacional, regional (ou estadual) e nacional.
Antes que você acesse o original do estudo, adianto alguns dados interessantes. A pesquisa classifica os países com notas de zero (muito limpos) a 100 (altamente corrupto). Nenhum país alcançou a nota máxima, ou seja, nenhum é totalmente limpo de corrupção. E mais de dois terços estão abaixo dos 50 pontos, com o Brasil obtendo 42. 
No porto de Dragor, Dinamarca, o pais menos corrupto do mundo, 
que já visitei seis vezes nos últimos anos.

O mais limpo é a Dinamarca, com 91 pontos, empatada com a Nova Zelândia. Seguem-se como os menos corruptos do planeta, pela ordem: Finlândia; Suécia; Noruega; Singapura; Suiça; Holanda (oitavo do mundo, com 83 pontos); Austrália; Canadá, Luxemburgo; e Alemanha. 
Na América Latina, estão melhores que o Brasil: Uruguai (posição 19 no mundo); Chile (22), Costa Rica (49) e Cuba (63). Perdem para o Brasil, ou seja, têm maior índice de corrupção: Colômbia (lugar 94); Equador (102); Panamá (102); Argentina, Bolívia e México, esses três empatados na posição 106. 
Portugal está em 33o lugar, e a Espanha em 40o. 
Na minha querida Holanda, oitavo país menos corrupto do mundo, segundo a Transparência.

Interessante que o Uruguai está empatado na posição 19 com os Estados Unidos!
Os países com maior corrupção percebida são 66% dos países das Américas; 23% da União Européia e Europa Ocidental; 64% da Ásia; 84% do Oriente Médio e Norte da Africa; 95%  da Europa Oriental e Ásia Central (o melhor é a Turquia); e 90% da África Sub-Sahariana (o melhor é Botswana). 
Clicando abaixo você terá acesso ao resumo da pesquisa, com gráficos e a lista dos países indo do amarelo (os mais limpos) até o vermelho (os mais corruptos). O Brasil está em laranja, entre os dois extremos. Temos muito a melhorar, mas já estivemos piores. Além do que o noticiário brasileiro dedica amplo espaço à corrupção, o que alarma a população - muito embora fale-se apenas da corrupção ou suspeitas de um só lado, o do Governo federal e do PT; como se os governos de direita fossem santos...



(texto A. Barbosa Filho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.