sexta-feira, 25 de abril de 2014

FGV CONSTATA OTIMISMO COM ECONOMIA, APESAR DO TERROR DO PIG

Industriais e comerciantes mantêm confiança na economia

24/4/2014 16:09
Por Redação - de São Paulo

comércio
A confiança dos comerciantes está menor após as medidas de retração naeconomia
O Instituto Brasileiro deEconomia da Fundação Getulio Vargas (FGV) constatou ligeira recuperação de março para abril no Índice de Confiança da Indústria (ICI), que fechou este mês com elevação de 0,3%, atingindo os 96,5 pontos, já descontados os efeitos da sazonalidade. Segundo a FGV, a “leve alta interrompe a sequência de quedas iniciada em janeiro passado, mas ainda é insuficiente para impedir que o índice feche o 14º mês consecutivo abaixo da média histórica”.
Os economistas da FGV apuraram que o resultado de abril decorre da combinação da melhora das avaliações sobre o momento presente e da piora das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice da Situação Atual (ISA) avançou 1,1%, para 97,7 pontos, mas, em contrapartida, o Índice de Expectativas (IE) manteve a trajetória de queda, diminuindo 0,5%, para 95,3 pontos. Os dados preliminares de abril indicam queda de 0,2 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), para 84,2%.
Na série sem ajuste sazonal (quando a comparação se dá com o mesmo mês do ano passado), no entanto, o resultado preliminar do Índice de Confiança da Indústria chega a registrar queda de 0,74%, nesse caso apresentando melhora de 0,08 ponto percentual. A prévia da Sondagem da Indústria resulta de consultas a 808 empresas entre os dia
Otimismo
A confiança dos donos de comércio paulistanos na economia diminuiu, pelo terceiro mês seguido, em abril, assim como a expectativa de bons negócios. É o que mostra sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 1,66% sobre março e ficou em 109,07 pontos. Em relação a igual mês de 2013, houve recuo de 9,57%.
Pelo critério da pesquisa, sempre que ultrapassa a marca dos 100 pontos, o índice demonstra otimismo. Resultados abaixo desse patamar indicam pessimismo. O levantamento mostra que o otimismo vem diminuindo mais entre as empresas de pequeno porte (com até 50 empregados), desde outubro do ano passado. Nesse segmento, a confiança medida em abril foi 1,7% inferior à apurada em março, atingindo 108,47 pontos.
Já nas empresas com mais de 50 empregados, o indicador ficou em 136,09 pontos, o que significa uma queda de 0,16%. Os entrevistados demonstraram maior confiança no que se refere à possibilidade de expansão dos negócios no futuro. Enquanto o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icaec) teve uma diminuição de 2,47%, ao atingir 84,33 pontos, o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (Ieec) caiu 1,58% e alcançou 141,54 pontos.
http://correiodobrasil.com.br/ultimas/industriais-e-comerciantes-mantem-confianca-na-economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.