quinta-feira, 24 de abril de 2014

POLÍCIA FEDERAL DESMENTE MAIS UMA MENTIRA DA "VEJA"

NOTA À IMPRENSA - VANT

22/04/2014
NOTA À IMPRENSA - VANT
Brasília/DF - A Polícia Federal repudia veementemente a nota “Farsa Federal”, veiculada na edição 2370 da Revista Veja em sua coluna Radar, ao afirmar que o Veículo Aéreo Não Tripulado não tenha participado da operação que ocasionou a prisão de um dos grandes criminosos do País, sugerindo motivação política para a divulgação de uso da aeronave.
Ao contrário do que afirma a coluna, a PF empregou assiduamente o VANT no Complexo de Favelas da Maré entre os meses de outubro e dezembro de 2013, angariando dados de inteligência sobre a organização criminosa que atua nessa área.
Para o sucesso final que culminou com a prisão do criminoso, a Polícia Federal estabeleceu Acordo Operacional com a Força Aérea Brasileira (FAB), envolvendo o COMBRADA, o CINDACTA II, o DECEA/RJ e o SRVP/SP para a segmentação de espaço aéreo e estabelecimento de pontos de holdingpara vigilância aérea, acima dos 10 mil pés na cidade do Rio de Janeiro. Todos os rigores técnicos aeronáuticos foram observados.
Por se tratar de operação sigilosa com grande possibilidade de risco à vida dos policiais que realizavam trabalho em terra, os NOTAMs não poderiam expressamente mencionar a atuação do VANT na área. O compartimento desse tipo de informação é fundamental para o êxito das atividades. Com o aval da FAB, foi criada uma “estória cobertura” para manter o sigilo da operação. A título de exemplo, somente um controlador de voo atuou com exclusividade na operação.
A PF utiliza o VANT em sigilo sempre que a necessidade das atividades de inteligência exigem e permanecerá auxiliando os trabalhos exitosos da instituição.
Divisão de Comunicação Social da Polícia Federal
Tel: 61 2024 8142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.