sexta-feira, 16 de maio de 2014

NENHUM PROTESTO CONTRA A COPA NO EXTERIOR: COXINHAS BLEFARAM...

Trecho de matéria da BBC Brasil (veja a íntegra no link publicado abaixo): 

Capitais europeias não têm registro de protestos anti-Copa


Apesar de a convocatória internacional feita por organizadores, não houve registros de protestos contra a Copa do Mundo no exterior na quarta-feira, em contraste com milhares de pessoas que saíram às ruas do Brasil.
Organizadores haviam anunciado o 'Dia Internacional de Lutas contra a Copa' em pelo menos sete cidades do exterior, entre elas, Londres e Paris, mas até 15 eram esperadas para participar do evento.
Em Londres e Paris, repórteres da BBC Brasil não verificaram nenhum protesto significativo.
Esperava-se que a maior parte das manifestações ocorresse em frente às sedes das embaixadas brasileiras no exterior.
Em muitas dessas representações diplomáticas, a segurança chegou a ser reforçada e a polícia local ficou de prontidão por causa de possíveis atos violentos.
O temor foi motivado por um ataque ocorrido na última segunda-feira em Berlim, na Alemanha, quando manifestantes atiraram pedras contra a embaixada, quebrando vidraças.
Durante toda a quarta-feira, o Itamaraty acompanhou com atenção a ameaça de eventuais ataques, com informações enviadas pelas representações ao redor do mundo.
Em Londres, no Reino Unido, a polícia metropolitana, a Scotland Yard, foi alertada pela equipe da embaixada brasileira na capital britânica.
'Alertamos a polícia diplomática e a polícia metropolitana tendo como base as informações recebidas. Temos como acioná-los de forma quase imediata', afirmou uma diplomata à BBC Brasil.
Em entrevista à BBC Brasil, um porta-voz da Scotland Yard afirmou na quinta-feira que 'nós estamos cientes do Dia Internacional de Lutas contra a Copa, mas até o momento não recebemos nenhuma notificação de manifestações planejadas para hoje'.
Na Inglaterra, as pessoas têm livre direito de protestar, porém têm de avisar com antecedência as autoridades sobre o local e o horário das manifestações.
Também não foi registrado nenhum protesto em Berlim, alvo dos ataques de segunda-feira.
Na embaixada brasileira na capital alemã, dois policiais se mantêm de prontidão 24 horas por dia.
Segundo um diplomata ouvido pela BBC Brasil, é a primeira vez que a representação diplomática mantém uma equipe de segurança constante.
'O Brasil sempre teve tradição pacífica e, diferentemente de outros países, como Turquia ou Israel, nunca precisou ter policiais protegendo a embaixada', afirmou.
Frustração
Em entrevista à BBC Brasil, uma das organizadoras dos protestos em Londres no ano passado disse ter ficado desapontada com o comportamento dos manifestantes. Ela afirmou desconhecer a manifestação planejada para a quinta-feira na capital britânica.
'No ano passado, cerca de 1 mil pessoas participaram dos protestos aqui em Londres. Mas a atitude de muitas delas me surpreendeu. Fiquei impressionada com a falta de noção do que realmente estava rolando. Chegaram até a expulsar alguns turcos que se juntaram à manifestação, apesar de eles estarem passando por problemas semelhantes aos nossos', disse Raísa Elimiliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.