quarta-feira, 14 de maio de 2014

VELEJADOR BELGA SONHA COM O RIO-2016: JORNAL "LE SOIR", DE BRUXELAS

O jornal Le Soir, da Bélgica, publica reportagem sobre a luta do velejador Wannes Van Laer, de 29 anos, para conseguir representar seu país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Ele esteve na Olimpíada de Londres, mas considerava-se ainda inexperiente e ficou longe dos melhores lugares. 
Com novo técnico há dois anos, além de nutricionista, preparador físico e psicólogo, Van Laer está muito mais otimista sobre suas chances no Brasil. Preciasrá estar entre os 25 países melhor classificados no Mundial de Santander, na Espanha, que acontece entre 8 e 25 de setembro deste ano. E terá que fazer uma campanha de arrecadação de fundos para os 100 mil euros de que necessita para cada ano de preparação, o dobro do que tem investido atualmente. Ele recebe uma ajuda da Federação e da comunidade belga de língua francesa. 
Matérias como esta, sobre os preparativos para os Jogos Olímpicos (assim como sobre a iminente Copa do Mundo de Futebol)  saem diariamente em jornais, revistas, TVs e sites de todo o mundo. É uma divulgação sem precedentes do Brasil em todos os recantos do planeta, uma propaganda de custo incalculável, que trará frutos a curto, médio e longo prazos.

O velejador belga Wannes Van Laer, sonhando com o Rio-2016.

"Pour financer cette « Opération Rio », il peut compter sur sa fédération et sur la Communauté française. Mais le budget dont il bénéficie, s’il lui permet de « s’en sortir »– « Je ne me plains pas, je ne dors pas sous les ponts ! » -, n’autorise aucun excès.«Plus on teste de matériel, plus on progresse, dit-il. Mais plus on teste, plus cela coûte…» C’est pour cette raison qu’il sollicitera bientôt le grand public via le crowdfunding (ou la finance participative) comme d’autres sportifs belges avant lui. « Pour fonctionner idéalement, je devrais avoir 100.000 euros par an, environ le double de ce que j’ai aujourd’hui. »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.