quinta-feira, 12 de junho de 2014

FILHA DE GENOÍNO AGRADECE AO ADVOGADO AGREDIDO POR JOAQUIM BARBOSA

Eduardo Guimarães, presidente do Movimento dos Sem-Mídia, eu e o atual 
preso-político José Genoíno.
Querido Pacheco,
Te escrevo essa carta hoje, um dia tão forte para você e 
consequentemente para nós também, porque ando com a 
cabeça muito fora do eixo, dando umas bolas foras com as 
palavras orais e sentindo mais firmeza nas palavras escritas. 
Talvez, se eu te telefonasse, não conseguiria expressar tudo 
o que gostaria, tanto quanto acho que poderei colocar aqui.
Sabe Pacheco, apesar de minha profissão de educadora estar 
de alguma forma bem distante da sua, o direito sempre esteve 
meio próximo de mim, de jeitos muito significativos, e 
marcantes também. Meu pai esteve em uma faculdade de 
direito e apenas pela ditadura não terminou seu curso, e 
depois, duas grandes, grandes amigas minhas entraram no 
direito. Uma delas, uma amiga de infância, acabou me juntando 
em muitos momentos com os seus colegas de faculdade e por 
isso enquanto me constituía enquanto pedagoga, acabei 
acompanhando pessoas queridas se formando no direito.
Isso tudo para dizer que sim, para mim esse mundo jurídico de 
vocês é muito estranho e cheio de leis, decisões, decretos, e 
muito diferente do meu mundo, cheio de crianças, de 
espontaneidade, de "combinados", mas é um mundo que 
respeito profundamente, que admiro e que é cheio de gente 
muito, muito especial para mim.
Desde que meu pai foi colocado de forma tão injusta nesse 
processo, tivemos todos nós que ir adentrando nesse mundo 
jurídico e assim, ir estabelecendo uma relação com você, advogado 
dele. No começo, não era nosso foco de atenção, afinal, era algo 
entre meu pai e você e nós ficávamos apenas sabendo das coisas, acompanhando... Porém, desde o dia 15 de novembro tudo mudou 
porque meu pai perdeu a liberdade, a voz e fomos precisando 
estabelecer uma relação, nós, a família, e você, o advogado dele.
Nem sempre foi fácil porque estamos desesperados, queremos 
respostas, desejamos ações e você ia sempre precisando ir 
trazendo o dado de realidade, as leis, as possibilidades, as ações 
jurídicas, os pedidos dentro desta ou aquela lei. Todo esse 
processo foi para nós uma eterna luta e embate com esse muro 
da (in)justiça, dos trâmites e das burocracias, com sentenças, 
decretos e pareceres e para quem está de fora deste mundo e 
pior, para quem tem seu familiar assim nessa situação, isso 
tudo vai sendo uma prisão para nós.
É por isso que te escrevo para dizer que você hoje lavou a 
nossa alma. Você colocou no plenário o sangue, a força, a 
energia, a convicção que tantas vezes nós, de fora, ansiávamos 
de todas as formas por nossa condição de angústia e desespero. 
Você hoje, Pacheco, falou com clareza e com certeza porque se 
apóia na verdade e sabe que quem está do outro lado não só 
está indo contra o direito, como ele próprio sabe que o que está 
fazendo é ilegal e pior de tudo, desumano.
Eu, ao ver o vídeo, tive que escolher entre dois sentimentos: 
o do ódio pelo opressor, e o da admiração pelo defensor. Claro 
que escolhi o segundo. Claro e óbvio porque isso que aconteceu 
hoje só deve ser visto dessa forma, pela sua atitude digna e 
corajosa de decidir mostrar veementemente que a situação do 
meu pai não pode continuar como está, que não se pode seguir 
assim, protelando e atrasando, descaradamente sem entender 
que uma vida humana está em jogo.
Eu sei, Pacheco, que ao longo desse processo vocês advogados 
amigos, sofreram muito, porque tudo que foi acontecendo ia 
contra todos os precedentes, leis, decisões e a angústia deve 
ter sido tremenda. Mas considero que hoje você mostrou que 
o direito não precisa ser lei e sentença, ele pode ser vida e 
luta também, ele pode ser força, decisão e determinação. O 
direito pode ser coragem, pura coragem.
Agora, tentarão manchar sua imagem, dizer baboseiras, 
inventar e caluniar, mas é tarde demais. O vídeo é claro, as 
atitudes são explícitas e não há nada que possa ser dito 
que conseguirá mudar o fato de que hoje uma atrocidade 
foi cometida contra você, simplesmente por ser o advogado 
de José Genoino. Mas tudo tem seu preço, e todo mundo, 
cedo ou tarde, precisará arcar com as suas escolhas. Fico feliz 
em saber que a sua escolha foi a da convicção e dos valores, 
porque a sedução do poder já levou muita gente a escolher 
a perseguição, a difamação e a tortura em todos os sentidos.
Estamos juntos e lutaremos juntos até o fim.
Hoje você lavou nossa alma e estou certa de que meu pai, 
quando ficar sabendo, sentirá enorme orgulho de ter você 
como advogado.
Um abraço,
Miruna
http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/143257/Miruna-
exalta-advogado-agredido-por-Barbosa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.