quinta-feira, 12 de junho de 2014

SEGURANÇA NA COPA TEM COLABORAÇÃO INTERNACIONAL

Matéria do portal UOL, assinada pelo repórter Vinícius Castro, informa que o esquema de segurança montado para a Copa das Copas mobiliza 80 mil homens, das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícias Civil e Militar dos Estados, e até agentes desarmados de 40 países. As delegações têm proteção especial, sendo que sete países merecem um tratamento privilegiado, por estarem numa lista de riscos elaborada pelos serviços de inteligência brasileiros, também com colaboração internacional. Os EUA e a Inglaterra estão no topo dos países que terão atenção especial, dado o risco de algum incidente terrorista. 
Veja pequeno trecho da matéria do UOL, com declarações do diretor-geral adjunto da Agência Brasileira de Informações, ABIN, Andrei Rodrigues :

EUA, Inglaterra e mais cinco seleções formam 'grupo de risco' da segurança



Vinicius Castro
Do UOL, no Rio de Janeiro
A ação contra torcedores brigões de Inglaterra e Argentina também faz parte da estratégia traçada pela ABIN. A colaboração de policiais de outros 40 países será fundamental no decorrer da Copa do Mundo, conforme anunciou o Secretário Extraordinário para Grandes Eventos do Ministério da Justiça, Andrei Rodrigues.
"Um dos mais importantes eixos de segurança da Copa é a cooperação internacional. Temos mais de 40 países com policiais que farão parte do centro de cooperação em Brasília e também estarão juntos com suas seleções e delegações. Eles não portarão armamentos, não possuem poder de polícia no Brasil, mas atuarão como importantes colaboradores. Há uma permanente troca de informações via Interpol, que congrega centenas de países. Existe uma lista de torcidas, como os casos de Argentina e Inglaterra, proibindo que torcedores com histórico de violência saiam dos seus países", encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.