terça-feira, 5 de agosto de 2014

JORNAL ITALIANO DE ESQUERDA FECHA DEPOIS DE 90 ANOS

Em Florença, há poucas semanas, comprei uma das últimas edições do histórico jornal comunista, se prever que ele estaria se despedindo...

Fundado pelo filósofo marxista Antonio Gramsci, em 1924, o diário italiano l'Unità deixou de circular nesta semana, depois de alguns anos de crise financeira e queda de tiragem. A manchete da última edição foi "Matam o l'Únità", denunciando a falta de apoio de empresários e de partidos de esquerda, inclusive o PD, que está no governo e é o sucessor do Partido Comunista Italiano, do qual o jornal foi o órgão oficial durante 90 anos.
O diretor de redação, Luca Landò e os demais jornalistas estavam há três meses sem receber seus salários. Os administradores e acionistas deram um prazo para que o jornal recuperasse sua viabilidade econômica, o que não ocorreu e levou ao fechamento deste importante órgão da imprensa de esquerda, no qual escreveram personalidades como o cineasta Pier Paolo Pasolini, e os líderes comunistas Palmiro Togliatti e Enrico Berlinguer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.