quinta-feira, 11 de setembro de 2014

SENADOR REPUBLICANO DOS EUA É MENOS DIREITISTA QUE OS NOSSOS!!!

Os amigos podem estranhar que eu coloque no blog um vídeo com um conservador norte-americano como o senador Ron Paul, ex-pré-candidato a presidente dos EUA pelo Partido Republicano. Sem dúvida, ele é um reacionário, defensor aguerrido do Capitalismo e da Economia de mercado.
Não concordo com 90% do que ele diz, mas é interessante fazer a comparação: perto da direitona-burra (e sem votos)  brasileira, até Ron Paul parece um cara de centro-esquerda! Na sua campanha, que acompanhei de perto, ele sempre se disse contra as intervenções dos EUA pelo mundo em dezenas de guerras desde 1945, algumas de rara crueldade, matando milhões de pessoas inocentes, patrocinando golpes de Estado (como no Brasil) e apoiando elites corruptas em cada país.
Isso, para a direitona brasileira, é uma heresia. Em 2005 mesmo, cansei de ler e ouvir "intelectuais" e jornalistas da direita pregando que o Brasil deveria invadir a Bolívia, devido à divergências com o governo Evo Morales sobre a Petrobrás naquele país-irmão. Os golpes em Honduras e no Paraguai, assim como o golpe contra Hugo Chávez em 2002, foram aplaudidos freneticamente pelos fascistas brasileiros, como Reinaldo Azevedo, Olavdo de Carvalho e a turma do Instituto Millenium. Para esses todos, Ron Paul é um traidor dos interesses dos EUA, que esses caras que nasceram no Brasil consideram os únicos interesses do mundo a serem defendidos a ferro e fogo...
Ron Paul também defende o fim do bloqueio norte-americano a Cuba. É claro que ele acha que isso iria conquistar o povo cubano para o lado dos EUA - eu, que estive em Cuba por quase um mês, em várias regiões, sei que isso não aconteceria. Mas coincidimos num ponto óbvio: o bloqueio pune a população, e é uma medida de guerra de elevada burrice. Tanto que a maioria dos países do mundo ignora as ameaças dos EUA e negocia e investe em Cuba.
Enfim, não aplaudo Ron Paul, mas creio que numa Democracia, sua corrente de pensamento deve ter seu espaço, e ser combatida por nós com idéias e realizações de nossos governos de Esquerda.
A direitona-burra (e sem votos)  no Brasil ainda acha que os EUA deveriam matar os irmãos Castro e todos os comunistas em Cuba e no mundo, inclusive no Brasil! Ou seja, estão ainda na Guerra Fria e mesmo antes, nos tempos do macartismo.
Com Ron Paul dá prá debater; com a direitona-burra brasileira, não. Faltam-lhe idéias, um mínimo de patriotismo e de honestidade intelectual. São pessoas de mente colonizada, mais pró-EUA do que os estadunidenses.
Se o caro leitor ou leitora quiser discutir a minha visão, sua opinião será aceita com todo respeito. Somos de Esquerda, ou seja, somos Democratas de verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.