sábado, 13 de dezembro de 2014

"TRIPLEX" DE LULA, OUTRO TROTE DA GLOBO PARA ILUDIR COXINHAS

Globo acusou Lula de fazer obras em “triplex” do qual ele nem tem a chave

Eduardo Guimarães

Domingo passado, reportagem de O Globo espalhou-se como fogo: a cooperativa imobiliária ligada aos Sindicato dos Bancários de São Paulo, a Bancoop – que, desde 2007, vem tendo dificuldades para entregar imóveis adquiridos por seus cooperados –, teria entregado exclusivamente ao ex-presidente Lula apartamento “tríplex” no Guarujá.
Triplex, como se sabe, é a designação para apartamentos de três andares. É sinônimo de altíssimo luxo. Apartamentos duplex – de dois andares – já são considerados imóveis para pessoas abastadas. Triplex, então, nem se fale.
bancoop 1

A reportagem de O Globo induz os leitores do jornal a crer que o único contemplado pela Bancoop com entrega de imóvel nesse edifício, é Lula. Leia, abaixo, o primeiro parágrafo da matéria.
SÃO PAULO – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já pode passar o “reveilon” na Praia das Astúrias, no Guarujá, área nobre do litoral Sul de São Paulo. De sua ampla sacada, poderá ver a queima de fogos, que acontece na orla bem defronte do seu prédio, feito pela OAS, empresa investigada pela Operação Lava-Jato. É que na semana passada terminaram as obras de reforma do apartamento triplex no Edifício Solaris, que ele e dona Marisa Letícia, sua mulher, compraram por meio da Bancoop — a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo —, ainda na planta, em 2006. Acusada de irregularidades e em crise financeira, a Bancoop deixou três mil famílias sem receber os sonhados apartamentos (…)”
O mais surpreendente na matéria é que cita obras de acabamento no imóvel, com muitos detalhes, dando a entender que o presidente estaria se preparando para desfrutar de um benefício do qual outros cooperados da Bancoop nesse empreendimento não desfrutariam. Leia, abaixo, o terceiro e o quarto parágrafos da matéria do jornal carioca.
“(…) O Edifício Solaris, onde a família Lula da Silva tem apartamento, ficou pronto em dezembro do ano passado. A reforma do apartamento 164 é tocada por seu filho Lulinha, segundo funcionários do edifício, e foi vistoriada por dona Marisa o tempo todo. Ela mesmo providenciou a decoração do local, visitado por Lula apenas três vezes.
A família Lula construiu um elevador privativo para levá-los do 16º ao 18º, que no projeto original tinha apenas escadas internas. Lulinha usou também parte do quarto de empregada e um canto da sala para fazer um escritório. Mandou também colocar porcelanato em tudo. A cobertura com piscina também recebeu uma boa área gourmet (…)”
A matéria gerou indignação em muita gente devido à repercussão. O assunto chegou a ser comentado no quadro “Meninas do Jô”, do programa Jô Soares, que vai ao ar de madrugada na Globo. A integrante do quadro de “meninas” Lilian Witte Fibe mencionou o caso com ironia e indignação aparente, ainda que sem citar nomes.
site do empreendimento, de responsabilidade da construtora OAS, descreve o imóvel que Lula estaria reformando antes de começar a desfrutar dele no próximo verão.
bancoop 2

Segundo a matéria de O Globo, o apartamento de Lula tem 297 m2, fica no 16º andar do empreendimento, situa-se à beira-mar e é avaliado pela Imobiliária Factual, que ainda vende apartamentos no local, por algo entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,8 milhão.
Em um momento em que os imóveis em todo o Brasil ainda conservam efeitos de uma grande valorização ocorrida nos últimos anos, um imóvel nessa faixa de valor não chega a ser exatamente uma mansão. Na região em que este blogueiro reside (região da avenida Paulista), qualquer apartamento de 3 dormitórios situa-se nessa faixa de preço.
Aliás, não seria exagerada a descrição de O Globo do imóvel do ex-presidente Lula em um país em que ex-presidentes costumam ter apartamentos que custam dezenas de milhões de Euros, situados nos endereços mais caros de capitais internacionais como Paris, conforme revelou matéria do jornalista da Folha de São Paulo Janio de Freitas publicada em 2003?
bancoop 3
Se Lula tivesse recebido esse imóvel no qual o Globo afirma que ele até já está fazendo obras, não haveria problema. Lula não é réu do caso Bancoop, que se arrasta desde 2007 sem que, até aqui, qualquer dos acusados tenha sido condenado, ainda que tais acusados estejam respondendo a processo na Justiça.
Porém, nota divulgada pelo Instituto Lula na última sexta-feira caiu como uma bomba no cenário político porque revela que o ex-presidente nem recebeu as chaves do imóvel simplesmente porque ainda não decidiu se, concluído o empreendimento, optará por comprar uma das unidades do edifício Solaris ou se irá querer seu dinheiro de volta, como lhe faculta o contrato.
Leia, abaixo, nota do Instituto Lula sobre o caso

bancoop 4

Diante disso, surgem algumas perguntas:
1 – Como é possível que obras no “triplex” estejam a cargo de “Lulinha” se o pai não tomou posse desse imóvel?
2 – Como é possível que a esposa do ex-presidente Lula, Dona Marisa, tenha “vistoriado” a decoração do imóvel se ela e o marido não tomaram posse desse imóvel?
3 – Como é possível que a “a família Lula da Silva” tenha construído “um elevador privativo” no imóvel se essa família não tomou posse desse imóvel?
4 – Como é possível que “Lulinha” tenha mandado fazer “um escritório” no imóvel se o pai e a mãe não tomaram posse desse imóvel?
5 – Como é possível que o mesmo filho de Lula tenha mandado colocar porcelanato “em tudo” e mandado construir uma “área gourmet” no imóvel se o pai não tomou posse desse imóvel?
Alguém que não confie nem em Lula nem em O Globo poderá dizer que um dos dois está mentindo. Este Blog, porém, fica se perguntando como é possível que um homem que chegou a presidente da República possa contar mentira que pode ser tão facilmente desmascarada?
Com a palavra, o jornal O Globo.
http://www.blogdacidadania.com.br/2014/12/globo-acusou-lula-de-fazer-obras-em-triplex-do-qual-ele-nem-tem-a-chave/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são bem-vindos, desde que não contenham expressões ofensivas ou chulas, nem atentem contra as leis vigentes no Brasil sobre a honra e imagem de pessoas e instituições.